sábado, 20 de junho de 2020

TOLERÂNCIA E RESPEITO...


TOLERÂNCIA E RESPEITO...
Eu aprendi com estas duas senhoras da foto que é possível conviver com tolerância e respeito mesmo sem se gostarem!
Minhas avós paterna Nair e materna Zaira foram  mulheres de personalidades fortes e muito divergentes, encaravam e construíram a vida de maneiras muito diferente.
Antes de se tornarem sogras dos meus pais e minhas avós foram vizinhas, logo a antipatia veio antes do familiar.
Não sei ao certo até que ponto uma foi contra o casamento de seus filhos, mas o fato aconteceu e se perpetuou por 50 anos. Porém, as duas senhoras de pouco estudo mas muita sapiência souberam desde a união dos meus pais que a convivência seria inevitável. E assim, o fizeram pacificamente durante os anos que viveram e se encontraram.
Logicamente, que haviam as fofocas, entretanto, ao que bem me lembro não partiam delas, mas sim de quem gostava de ver o circo pegar fogo.
A cada festa familiar se encontravam, conversavam, riam, recordavam, toleravam suas diferenças sem causar constrangimento. 
Não, não havia falsidade por parte delas! Sempre ouvi uma falar da outra com respeito e enaltecendo qualidades.
Elas eram altivas, não se dobravam em suas opiniões, posicionamentos, deixavam as fofocas aos que sabiam fazer fofocas.
Não, não eram perfeitas! Mas, tinham ciência disto! Erraram! Algumas vezes consertaram, outras não conseguiram consertar. Eram mortais como todas as Rainhas e também inesquecíveis como todas as Rainhas!
Agradeço ter no sangue a força destas duas senhoras!
Nair e Zaira obrigada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário