quarta-feira, 18 de novembro de 2020

A LEI DO GERSON...


 A LEI DO GERSON... muito certamente quem viveu na década de 70 presenciou em sua tv a propaganda de cigarros Vila Rica pra lá de “politicamente incorreta” que trazia como garoto propaganda Gerson, campeão na Copa de 70 com o inesquecível time que trazia Pelé e cia.

Na propaganda em questão Gerson termina com a polêmica frase “Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem vc também...”, e assim, desde então, passou a ser o resumo do tal “jeitinho brasileiro” de levar a vida tentando levar vantagem em tudo e sobre todos! 

Que triste, né? Um povo definido por um mau exemplo! Muito provavelmente um povo com vergonha na cara não admitiria uma publicidade desta vinculada na tv em horário nobre com acesso fácil, inclusive, para crianças... mas, nenhum órgão, instituição, sindicatos ou povo pediu a censura ( muito criticada na época) para uma providência ao mau exemplo, e nem mesmo os censuradores se abalaram com isso, talvez pq apenas estivessem  preocupados com as letras de Vandré, Caetano, Chico ou Gil... todos erraram!

Mas, se todos erraram e sem tempo de conserto, haja vista que é uma verdade, o que fazer? Assumimos e fazemos a mea-culpa ensinando o povo a mudar de comportamento? Não! Entrega a cabeça de João Batista, ops, quero dizer Gerson. E então, como o que faz mal não é o que entra pela boca mas sim o que sai dela, a culpa ficou com quem deu voz a frase. Gerson foi presenteado com a Lei do Gerson, ficando com sua imagem manchada como se ele tivesse feito tudo sozinho, um mau exemplo a não ser seguido mas usado a exaustão pelo povo bunda, ops, brasileiro... Você vai até tentar rebater e dizer que não se faz valer da citada “lei”, será? Mas, e aquela furadinha de fila, a ultrapassagem pelo acostamento, o suborno ao guarda, a gorjeta no buffet para ser melhor servido, a “bola” em uma transação com dinheiro de outrem, o gato na net, aquela filada no cigarro do amigo, aquele voto no que lhe convém, etc e tal... 

É meus amigos, o brasileiro tem preço, e uma fama de ser baratinho... conheço tanta gente que por um Fandangos e um copo de Dolly na festinha do condominio troca a mãe...

Leu? Agora vá, leve está curiosidade da Rosana Au Au para o travesseiro e reflita  se ainda há tempo para mudar...

4 comentários:

  1. Otimo texto Amor, da tempo sim, mas será que há interesse?? Esse pais só ira mudar o dia que trocar o povinho que o habita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tempo sem se tem para mudar, mas se não houver o interesse, empenho e vergonha na cars nada acontece...

      Excluir