quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

BIKO, UM HOMEM DE CORAGEM...


 "Eles tiveram que matá-lo para prolongar a vida do apartheid" Nelson Mandela ao se referir a Sthepen Bantu Biko, popularmente conhecido como Steve Biko, ou simplesmente Biko...

Ahhh e você ai pensando que esta história de “Consciência Negra” é coisa de uns tempos pra cá, né? Mas, não é não! 

Que tal hoje no dia em que Biko, nascido em 18/12/1946,  estaria completando 74 anos se vivo homenagea-lo como merece? Fazer ressurgir seu nome e sua historia? Você já ouviu falar sobre Biko? Pois bem,  vou lhes contar e compartilhar uma das historias que sempre me fascinou pela coragem... e, que talvez explique uma parte do meu asco com a religião... mas, resumidamente, tá? Pq vale a pena pesquisar e ler sobre Biko.

No inicio da década de 40 um tal de Pastor Daniel, homem de Deus, implantou na Africa do Sul o Apartheid, pasmem vocês, movimento este que segregava raças no país quando Biko ainda era uma criancinha. 

Negros, indianos e brancos eram segregados em tudo, moradias, educação, saúde, etc... A minoria branca assumiu o poder dando o pior ao que eles entendiam como “resto”. Que exemplo que em nome de Deus foi dado e amparado por Deus durante décadas de submissão, privações e atrocidades foram cometidas. 

Porém, Biko cresceu vendo sua raça ser subjugada, revoltou-se e como é da índole de todo ser corajoso, indignou-se! Lutou e ensinou ao seu povo a valorizar-se repetindo e se fazendo repetir “Black is Beautiful”! Fez com sua coragem nascer a luta anti apharteid, nascia a Consciência Negra, incomodou os invasores brancos, foi preso e morto violentamente pelas mãos de policiais serviçais dos poderosos brancos. 

Mataram Biko, como canta lindamente Peter Gabriel, em September 1977 (12/09/77). Mas, já era tarde para os invasores brancos, Biko já havia aberto os olhos de uma raça dando lhe força e autoestima! 

Biko viveu pouco tempo, mas viveu 10 anos a 1.000 e fez valer a pena tudo o que viveu, viveu por ele e por sua raça. 


Eu me apaixono por pessoas geniais, 

I LOVE YOU BIKO... Thanks BIKO...


P.S. ouçam Biko de Peter Gabriel ( eu me emociono toda vez que ouço), assistam o filme UM GRITO DE LIBERDADE com Denzel Washington (anos 80), leiam a biografia de Biko escrita por Donald Woods

Reverencie a história, ela é o que nos ajuda a saber como caminha a humanidade


2 comentários: