sábado, 23 de maio de 2020

DOCES LEMBRANÇAS...


Em casa chamamos de Grostoli, mas há quem chame de Orelha de Gato ou Cueca Virada... mas, minha avó paterna Nair nos ensinou como Grostoli por causa de sua italianisse, onde o doce tem sua origem... lembro-me de sair toda cheirosa com meus pais de nossa casa na Rua Serra de Jureia, cruzar a Praça Silvio Romero, descermos a Rua Tuiuti para chegarmos a extinta Rua Rocinha onde moravam meus avós  paternos, Jeronimo e Nair, íamos a pé não tínhamos carro, nem sentíamos falta dele, aproveitávamos o passeio observando, conversando e brincando, tudo que temos direito na boa infância com a juventude dos pais, então chegávamos a casa dos meus avós, e ao adentrar o quintal lá do portão já podíamos ouvir o som de assovio de minha avó Nair com lindas canções da época... ahhh como ela gostava de assoviar... naquela época não se trancavam portões, não se chaviavam  portas pq todos sabiam onde e até aonde podiam entrar... abríamos a porta e lá estavam meus avós, ele sentado em um canto da grande cozinha ora com seus livros ora com seus jornais, mas sempre se informando, e ela sempre no seu forno e fogão fazendo coisas deliciosas, ela tinha mãos de fada na cozinha... mas, eu criança tinha ideia fixa em uma determinada guloseima que nunca faltava em sua casa, o Grostoli, com o acúcar e a canela polvilhados por cima, lembro-me da bacia lotada deles em cima do balcão... cumprimentava meus avós e partia para o ataque, me lambuzava de Grostoli... o Grostoli além de ser um doce delicioso me traz a recordação de momentos deliciosos de pessoas que me são muito ricas e a quem devo muito... é uma pena que quando temos idade suficiente para podermos retribuir um pouco do que nossos avós nos deram eles já se foram... mas talvez, os bons ensinamentos, lembranças de nossos avós se bem aprendidos e pra sempre lembrados seja o pagamento que eles esperam de nós, seus netos... Obrigada Nair e Jerónimo...



2 comentários:

  1. Muito bom. Grande verdade quando temos entendimento para retribuir o amor dom mesmo já partiram mais deixaram grandes exemplo de sabedoria e amor 👏👏👏💝💋🥰🐱🐶

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que é o que temos que levar de exemplo e nao deixar a memória morrer, assim viverão 😻🐶😘

      Excluir