segunda-feira, 25 de maio de 2020

SAVANTISMO, JÁ OUVIU FALAR...


Savantismo... ouvindo hoje um sábio do nosso tempo, Miguel Falabella, que descobri um fato que sempre me intrigou desde criança... levei anos, mas hoje compreendi o que se passava com o vizinho da minha Tia Rosa... às vezes íamos a casa dos meus tios Walter e Rosa e lá era muito comum encontrarmos um vizinho deles, vizinho de casas geminadas, sentado com toda pompa e elegância na sala dos meus tios, infelizmente não me recordo seu nome, lembro-me se tratar de um adolescente com Síndrome de Down, e eu criança ficava atônita com tamanha capacidade de memória daquele mocinho... eu sou da época da lista telefônica, livro de brochura imenso que constava o nome e telefone de todos da cidade por ordem alfabética... pois bem, qual era então o meu espanto com o tal vizinho adolescente e sua relação com as listas telefônicas, fossem por nome ou endereço? pasmem vocês, este adolescente com Síndrome de Down tinha a incrível capacidade de decorar estas listas telefônicas ao ponto de você dizer o nome e ele responder corretamente o número e vice-versa aleatoriamente fosse em qual lista telefônica que você escolhesse para sabatina-lo... ora este adolescente me deixava intrigada a ponto de mesmo sendo criança na época nunca esquece-lo... e hoje, toda minha intriga mediante a tal memória  extraordinária foi respondida em uma simples postagem do multi mídia Miguel Falabella... SAVANT, este adolescente se tratava de um SAVANT, raros, muito raros... 
“SAVANTISMO: síndrome do sábio,síndrome do idiota-prodígio ou savantismo (do francês savant, "sábio") é considerado um distúrbio psíquico com o qual a pessoa possui uma grande habilidade intelectual aliada a um déficit de inteligência. Tais habilidades são sempre ligadas a uma memória extraordinária, porém com pouca compreensão do que está sendo descrito.” Vale a pena o aprofundamento no tema, é interessantíssimo, o que me fez crer que eu tinha razão em ficar atônita com aquela memória absurda daquele adolescente sempre bem vestido e de manias engraçadas... adoraria lembrar seu nome do qual esqueci, coisa que não aconteceria com ele se eu lhe perguntasse qual o meu nome lhe dando como referencia o meu numero de telefone fixo...

4 comentários:

  1. Muito bom Amor!! Qt tempo levamos para saber o que havia de misterioso por trás de pessoas impressionantes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amor, a gte não sabe nada sobre a mente humana 😘😘😘

      Excluir
  2. Incrível adorei o informativo muito bom 👏👏👏💋🥰💝🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, a mente humana é um eterno misterio 😻🐶😘

      Excluir